O terreno de implantação da Escola está localizado entre duas fortes pré-existências, a saber: à noroeste, nos “fundos” do lote, encontra-se a comunidade Alto do Saldanha, importante precursora da ocupação popular no bairro Parque Bela Vista, anterior ao desenvolvimento urbano da região. Junto ao acesso do lote, a sudeste, está a Avenida Antônio Carlos Magalhães, implementada na segunda metade do século passado, que secciona o tecido por meio de suas duas vias, com três faixas cada, e limita a transposição horizontal de pedestres na altura do lote a uma passarela aérea. A inserção do projeto é feita de modo a ponderar essas variáveis e comungar estas pré-existências com vistas a viabilizar um dos pontos focais do Termo de Referência desse certame: a “permeabilidade democrática” desta escola como “edifício privado de interesse público”
O partido arquitetônico concorre na ideia de concentrar para liberar, isto é, congrega programas polares entre si para diluir a percepção de ocupação junto ao térreo, propondo uma imagem diferente das implantações presentes ao longo da avenida ACM, onde a maioria dos demais edifícios ocupa integralmente a projeção junto ao solo. A apreensão do conjunto é pautada por três corpos distintos: Pórtico Horizontal contíguo ao acesso, um Plano Suspenso que marca o sopé do morro à esquerda e, por fim, aos fundos, a Torre-Escola à direita. Entre estes, o jardim tropical da mata atlântica baiana “desce” desde talude ao nível do térreo, preenchendo o vazio. Este arranjo propõe uma leitura mais leve do conjunto, em um sítio exíguo em relação ao programa e assegura autonomia entre as partes.
Integralmente modulado na dimensão mínima de 125cm, habitual aos mais diversos elementos constitutivos da construção civil, a proposta fundamenta-se na pré-fabricação e industrialização como alternativa de assegurar controle de desempenho técnico, agilidade logística na obra e, por fim, redução drástica do volume de resíduos. O sistema construtivo preconiza uma solução única para todos os três corpos principais e subsolos: lajes “pi” em concreto protendido pré-moldadas com 250cm de largura. Feitas as escavações e sistema de drenagem para abrigar os programas do subsolo, serão concretadas in loco cortinas de contenção para as garagens e áreas técnicas, assim como quatro empenas - um par que dará apoio ao Pórtico de Acesso/Auditório e um par de ancoragem para a Torre-Escola. A partir desta etapa, a construção dos edifícios dar-se-á seguindo uma lógica de montagem, sugerindo que o trabalho seja sequencial e não-destrutivo, isto é, sem comprometer processos já executados.
Salvador-BA | Brasil
Pórtico de Acesso | Ocupando inteiramente a extensão transversal do lote, o pórtico de acesso assinala a presença do SENAC desde à rua, em uma escala compatível com a dos transeuntes. Térreo e horizontal, este edifício cumpre as funções de triagem do público, endereçando usuários dos programas autônomos para suas respectivas localizações; conectando estudantes até a torre, onde estão concentrados os programas especializados; convocando o público geral para se apropriar de seus espaços francos e desimpedidos. Uma sutil operação topográfica viabiliza a distinção de acessos de pedestres e veículos, elevando-se a cota do nível térreo em aproximadamente 75cm da calçada, as rampas de descida para o subsolo e garagens ficam dissimuladas junto às empenas laterais do pórtico, no nível da via de acesso, enfatizando seus trinta e dois metros de abertura para fruição pública.
Torre-Escola | Desenhada com o intuito de materializar a “luva arquitetônica” insinuada pelo termo de referência, a torre-escola pressupõe flexibilidade como alicerce para abrigar os programas previstos e imprevistos ao longo de toda a vida útil do SENAC. Caracterizada por uma planta com dimensões de 15x20m, desimpedida de quaisquer obstáculos físicos à livre ocupação, estas lajes programáticas associam-se a um satélite infraestrutural anexo - medindo 3x20m - que abarca todos os equipamentos de suporte aos espaços de ensino e atividades, a saber: circulações verticais, escadas de emergência, “shafts”, “backbones”, sanitários, copa e depósitos. Este esquema preconiza um sistema aberto de organização espacial, onde leiautes, distribuição programática e (des)associação de pavimentos é a mais diversa e mutável possível. Dois níveis sob a projeção da Torre-Escola se interceptam com os demais corpos programáticos. No térreo, abaixo do volume vertical, o controle de acesso relaciona-se com o foyer, que marca o ingresso no auditório - sob o Plano Suspenso. A um nível acima do térreo, a proposta oferta uma varanda onde localiza-se a cafeteria escola, aberta para os dois sentidos longitudinais do sítio, ela conecta-se horizontalmente com a cobertura do Pórtico de Acesso: um solário sobre espelho d’água, próprio à descompressão e à multiplicidade de ocupações associadas à cafeteria.
Plano Suspenso | Uma laje elevada a um metro e meio anuncia sutilmente a presença de mais um programa âncora do projeto - o auditório. Semienterrado em relação ao térreo e interligado ao foyer por uma transição rampada, o conjunto do auditório compõe uma imagem de comunhão entre o talude vegetal descendente e a horizontalidade dos programas térreos. Um plano suspenso que, quando em uso, ilumina a parte posterior do sítio como um farol, convidando os usuários a descobri-lo.
The site designated for the construction of the School is situated between two significant pre-existing features. To the northwest, at the rear of the lot, lies the Alto do Saldanha community, a pivotal precursor of popular settlement in the Parque Bela Vista neighborhood, predating the urban development of the region. Adjacent to the lot's entrance to the southeast is the Antônio Carlos Magalhães Avenue, established in the latter half of the last century, which divides the urban fabric with its two roadways, each containing three lanes, limiting horizontal pedestrian crossing at the lot's level to an overhead walkway. The project’s integration considers these variables and harmonizes these pre-existing elements to achieve one of the focal points of the Terms of Reference for this project: the "democratic permeability" of this school as a "private building of public interest."
The architectural design adheres to the principle of concentrating to liberate, meaning it consolidates disparate programs to diminish the perception of ground-level occupation, proposing a different image compared to the developments along ACM Avenue, where most other buildings fully occupy their ground projections. The structure is composed of three distinct bodies: a Horizontal Portico contiguous to the access, a Suspended Plane marking the hillside to the left, and, at the rear, the School Tower to the right. Among these, the tropical garden of the Bahian Atlantic forest "descends" from the slope to the ground level, filling the void. This arrangement offers a lighter perception of the complex on a site constrained relative to its program and ensures autonomy between the parts.
Entirely modulated to the minimum dimension of 125 cm, common to various construction elements, the proposal is based on prefabrication and industrialization as a means to ensure control over technical performance, logistical efficiency during construction, and a significant reduction in waste volume. The construction system advocates for a unified solution for all three main bodies and basements: pre-cast "pi" slabs of prestressed concrete with a width of 250 cm. Following excavation and drainage system installation for the basement programs, retaining walls for the garages and technical areas will be concreted in situ, along with four walls - a pair supporting the Access/Auditorium Portico and a pair anchoring the School Tower. From this stage, the construction of the buildings will proceed following an assembly logic, ensuring sequential and non-destructive work, i.e., without compromising previously executed processes.
Salvador-BA | Brazil
Access Portico | Spanning the entire transverse length of the lot, the access portico signifies SENAC's presence from the street, at a scale compatible with that of pedestrians. Ground-level and horizontal, this building functions to triage the public, directing users of autonomous programs to their respective locations; connecting students to the tower where specialized programs are concentrated; inviting the general public to utilize its open and unobstructed spaces. A subtle topographical adjustment distinguishes pedestrian and vehicle accesses, elevating the ground level approximately 75 cm above the sidewalk, with the ramps descending to the basement and garages concealed alongside the portico's lateral walls, emphasizing its thirty-two meters of public access.
School Tower | Designed to embody the "architectural glove" suggested by the terms of reference, the school tower presupposes flexibility as a foundation to accommodate planned and unforeseen programs throughout SENAC's lifespan. Characterized by a floor plan measuring 15x20 m, unobstructed by any physical barriers, these programmatic slabs are associated with an adjoining infrastructural satellite - measuring 3x20 m - housing all support equipment for the teaching and activity spaces, including vertical circulation, emergency stairs, shafts, backbones, restrooms, pantry, and storage areas. This scheme promotes an open system of spatial organization, where layouts, programmatic distribution, and (dis)association of floors are as diverse and mutable as possible. Two levels beneath the School Tower's projection intersect with other programmatic bodies. At ground level, below the vertical volume, access control relates to the foyer, marking the entrance to the auditorium - under the Suspended Plane. One level above ground, the proposal includes a terrace where the school cafeteria is located, open to both longitudinal directions of the site, connecting horizontally with the Access Portico's roof: a solarium above a reflecting pool, suitable for relaxation and various uses associated with the cafeteria.
Suspended Plane | An elevated slab at one and a half meters subtly indicates the presence of another anchor program of the project - the auditorium. Semi-buried relative to the ground level and connected to the foyer by a ramp transition, the auditorium complex forms a harmonious image with the descending vegetative slope and the horizontal ground-level programs. A suspended plane that, when in use, illuminates the site's rear portion like a beacon, inviting users to discover it.